Segurança do Trabalho

Recarga de extintores

Image


A recarga do extintor de incêndio é uma prática importante para garantir que o extintor esteja sempre pronto para uso. Muitas pessoas e empresas, devido a agitação do dia-a-dia acabam por esquecer ou protelar os prazos de manutenção e Recarga de extintor, por não terem noção clara sobre a importância desse procedimento para a segurança do local e das pessoas.

Em uma situação de emergência, os riscos são grandes, se no momento de utilizar o extintor de incêndio, ele não funcionar por não ter carga ou estar com algum defeito que poderia ser sanado, se fosse levado anteriormente para realizar a Recarga de extintor.

O uso dos extintores de incêndio em locais como, escolas, hospitais, terminais rodoviários, indústrias, comércio, condomínios, igrejas, locais que armazenam produtos inflamáveis, entre outros, é obrigatório. Como também, é obrigatória a realização da manutenção e Recarga de extintor periodicamente, de acordo, com as diretrizes da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

Nas normas da ABNT, por exemplo, a inspeção dos extintores de incêndio com dióxido de carbono deve ser feita de seis e seis meses para verificar a perda da carga e se essa perda for superior a 10% a recarga do extintor é necessária.

A recarga do extintor é sempre necessária após o seu uso, e no momento da manutenção periódica dos extintores de incêndio a empresa responsável define se existe ou não a necessidade de recarga do extintor de incêndio.