Dúvidas Frequentes

Segurança do trabalho pode ser entendida como os conjuntos de medidas e ações que são adotadas visando diminuir os acidentes de trabalho e doenças ocupacionais e assim proteger a integridade do trabalhador no ambiente de trabalho. A Segurança do Trabalho atua de diversas maneiras dentro da empresa, sempre buscando adaptar o ambiente de trabalho ao trabalhador.
A segurança do trabalho tem como foco a identificação, avaliação e controle das situações de risco a que são expostos os trabalhadores nas mais diversas atividades. Por meio do mapeamento dos riscos, a equipe encarregada elabora uma série de normas, procedimentos e adaptações físicas no ambiente laboral para que haja a redução dos riscos inerentes em cada atividade. Além disso, há também o estudo de dados estatísticos sobre os acidentes e doenças visando a adoção de medidas preventivas em cada área.

Dentre os maiores objetivos podem ser destacadas três vertentes: redução dos acidentes de trabalho, promoção da saúde ocupacional e redução dos riscos de incêndios. É respaldada nessas três vertentes que a segurança do trabalho desenvolve suas atividades.
No Brasil, a Legislação de Segurança do Trabalho compõe-se de Normas Regulamentadoras, leis complementares, como portarias e decretos e também as convenções Internacionais da Organização Internacional do Trabalho, ratificadas pelo Brasil.
O profissional de Segurança do Trabalho tem uma área de atuação bastante ampla. Em geral ele atua em fábricas de alimentos, construção civil, hospitais, empresas comerciais e industriais, grandes empresas estatais, mineradoras e de extração, também pode atuar na área rural em empresas agro-industriais. Enfim, onde tiver um trabalhador deverá haver também segurança do Trabalho.
Além de ser uma exigência legal, a implementação de normas relativas à segurança do trabalho aumenta a produtividade das empresas, uma vez que os afastamentos e os custos decorrentes de acidentes e doenças ocupacionais apresentam significativas reduções. Além disso, uma empresa que demonstra preocupação com a segurança de seus colaboradores contribui para a promoção de bem estar tanto físico quanto emocional, sem falar no aumento da motivação dos trabalhadores no desempenho de suas funções. Vale ressaltar também que o cumprimento das normas de segurança reflete a idoneidade da empresa, aumentando sua credibilidade diante dos trabalhadores, fornecedores e clientes.
A melhor maneira de minimizar os custos da empresa é investir na prevenção. Muitos empresários têm a ideia errada de que devem diminuir seus investimentos em equipamentos de proteção individual, contratação de profissionais de segurança do trabalho e medidas de segurança. O acidente de trabalho pode trazer inúmeros prejuízos à empresa. E o pior prejuízo não é o material e sim o pessoal, pois é impossível calcular o valor de uma vida. O acidente leva a encargos com advogados, perdas de tempo e materiais e na produção.
Acidente de trabalho é aquele que acontece no exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional podendo causar morte, perda ou redução permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho. Equiparam-se aos acidentes de trabalho: o acidente que acontece quando você está prestando serviços por ordem da empresa fora do local de trabalho o acidente que acontece quando você estiver em viagem a serviço da empresa o acidente que ocorre no trajeto entre a casa e o trabalho ou do trabalho para casa. doença profissional (as doenças provocadas pelo tipo de trabalho. doença do trabalho (as doenças causadas pelas condições do trabalho.
O uso recente de cigarro não interfere no resultado dos exames de imagem, portanto não há contra-indicação ao seu uso.
Normalmente não altera os resultados.
A curto prazo não altera os resultados dos exames de imagem.
Recomenda-se dieta pobre em gordura antes da realização de Ultrassonografia do Abdome para evitar a contração da Vesícula Biliar e o acúmulo de gases abdominais.
Não. Pode ser ingerida antes dos exames sem problemas.
Não necessariamente. Basta seguir as horas de jejum necessárias e o exame pode ser feito a qualquer hora do dia.
Pode sim, desde que traga o comprovante de atendimento ou o documento de identificação do cliente.
Não. A ultrassonografia trabalha, como o próprio nome já diz, com ondas sonoras, semelhante a radar. Não há radiações ionizantes envolvidas.
Não. Algumas manobras principalmente para visibilização dos rins e da vesícula biliar podem ser incômodas. Mas não há dor.
No exame de “abdome superior”: pâncreas, fígado, vesícula biliar, baço e grandes vasos (artéria aorta e veia cava).
No exame de “abdome total”: pâncreas, fígado, vesícula biliar, baço, grandes vasos (artéria aorta e veia cava), rins, bexiga, em mulheres o útero e os ovários (avaliação qualitativa), em homens a próstata.
No exame de “rins e vias urinárias”: os rins com suas medidas, a bexiga e a próstata em homens.
A dor lombar é muito importante, pois pode afetar pelo menos 50% da população acima de 60 anos de idade. Ela pode ser aguda ou crônica; ser contínua ou intermitente. Pode ser única ou associada a espasmo da musculatura vertebral ou a irradiação nervosa. O reflexo de contratura muscular pode ser tão doloroso que pode por si só ser mais intenso que a dor lombar. Daí a importância de uso de uma terapia miorrelaxante associada. Se as raízes da medula espinhal ou do nervo forem afetadas, pode resultar em uma grande variação de sintomas neurológicos, incluindo parestesia e fraqueza. A dor pode irradiar-se distalmente ao longo da distribuição das raízes nervosas afetadas. Essa condição pode ser chamada de dor radicular ou lombociatalgia. A sintomatologia está associada à Etiologia da dor lombar que pode ser local ou sistêmica.
O torcicolo espamódico é caracterizado por contrações involuntárias ou espasmos intermitentes dos músculos cervicais. A causa é desconhecida e o diagnóstico e clínico. O tratamento é feito com medicação anti-inflamatória, miorrelaxante e analgésica, fisioterapia, e denervação seletiva dos músculos cervicais com tratamento cirúrgico ou toxina botulínica. É uma doença extremamente debilitante.
As principais dores exclusivamente cervicais são: sub-luxação atlantocervical , dor referida da dessecação da artéria carótida ou vertebral, angina do peito ou infarto do miocárdio, meningite, doença esofagiana, tireoidite, herpes-zoster, artrite reumatoide (raramente afeta a região inferior), distúrbios da articulação temporomandibular, torcicolo muscular, torcicolo muscular espasmódico, fibromialgia, doença do disco intervertebral, infecção (osteomielite, discite, abscesso epidural espinhal, artrite infecciosa), luxação, subluxação, fraturas, estiramento muscular e ligamentar, doença de Paget polimialgia reumática, tumor (primário e secundário) e compressão da medula espinhal.
Citalgia ou dor ciática consiste em dor no nervo ciático. Geralmente resulta da compreensão de raízes nervosas lombares. As causas mais comuns incluem discopatias, estenose de canal vertebral ou osteofitoses. Os sintomas caracterizam-se por dores nas nádegas que se irradiam para a face posterior da coxa, face posterior do joelho face posterior da perna até a face lateral do pé. A dor geralmente é lancinante, podendo ser em queimação ou em pontada. Ela pode ocorrer com ou sem dor lombar. A manobra de Valsalva piora a dor.
Osteoporose é uma doença óssea metabólica progressiva que diminiu a densidade óssea (massa óssea por unidade de volume),provocando deterioração da estrutura óssea. A fraqueza do esqueleto leva a fraturas com traumas pequenos ou não perceptíveis, particularmente na coluna torácica e lombar, punhos e quadris. São comuns dores lombares agudas e crônicas devido a essa fraturas. O diagnóstico é realizado pela densitometria de raios -X de energia dual. Prevenção e tratamento envolvem suplementos de cálcio e de vitamina D, exercícios para maximizar a força óssea e muscular e minimizar o risco de quedas, e terapias com drogas para preservar a massa óssea ou estimular nova formação óssea.
Os sintomas mais frequentes são dor em mão e punho com parestesia do território do nervo mediano , isto é, lado palmar do polegar, indicador, dedo médio e metade radial do dedo anelar. Parestesia noturna é muito frequente. Em alguns casos, atrofia de tênar com fraqueza da oponência e abdução do polegar estão presentes. O teste de Phalean tenta reproduzir a parestia com o punho flexionado. Para diferenciar de outras neuropatias periféricas, uma eletroneuromiografia pode ser realizada.
Joanete é a proeminência da porção medial da cabeça do primeiro osso metatarsal. Tendência familiar está relacionada com seu desenvolvimento. Frequentemente é causado pela deformidade anatômica do metatarso com uma angulação lateral. Essa angulação é chamada de hallux valgus. Osteoartrose secundária e o estímulo ao seu desenvolvimento são comuns. Pode resultar em exostoses grandes que limitam a movimentação do hálux o que é chamado de hallux limitus, ou na perda de cartilagem intra- articular metatarsofalangeana, que pode acarretar um hallux rigidus. Os sintomas podem incluir dor, rubor, bursite medial à articulação e sinovite. O diagnóstico normalmente é cínico auxiliado pela radiografia simples.
O exercício físico é benéfico para a maioria das condições álgicas musculoesqueléticas, incluindo problemas crônicos do pescoço, osteoartrite, artrite reumatoide, fibromialgia, dor miofascial e lombalgia crônica.

Ainda não estão definidos quais os exercícios e o tempo de prática para controlar melhor as dores, variando de acordo com as condições álgicas ou com a tolerância de cada um. Conforme a tolerância de cada um, são indicadas sequências de exercícios de baixa densidade, porém pesquisas recentes demonstraram benefícios através de exercícios de alta densidade. Os exercícios físicos podem influenciar todos os aspectos de mecanismos biopsíquicos de dor, afetando o modo como o indivíduo relata a dor.
Lesão muscular é um traumatismo direto ou indireto no músculo levando a lesão parcial ou total da fibra muscular.

As lesões musculares podem ser classificadas em traumáticas e atraumáticas. Entre as traumáticas, estão o estiramento, a contusão e a laceração (ou ruptura, sendo esta parcial ou total). Entre as atraumáticas, estão a cãibra e a dor muscular tardia.

Podemos encontrar ainda outras classificações: com relação ao tempo de lesão (agudas ou crônicas) e á ocorrência (lesão primária ou recidivante, levando-se em conta se esta ocorreu pela primeira vez naquele determinado músculo ou não).
É um processo de separação de uma ou duas superfíceis ósseas em uma articulação, geralmente de origem traumático. A luxação pode ser parcial (subluxação) ou completa. Ocorre quando uma força atua direta oi indiretamente sobre uma articulação provocando o deslocamento de uma das superfícies ósseas da articulação.
As atividades de escritório podem ser ergonomicamente desenvolvidas através de mudanças simples, como rodízio de funcionários entre as funções e setores, diminuição da quantidade de horas extras, instalação de ar-condicionado adequado para o conforto das pessoas, instalação de móveis adequados para o conforto das pessoas, instalações de móveis adequados que permitam ao trabalhador regular a altura da cadeira e do apoio das costas conforme sua estrutura erergonômica, com apoio adequado para os braços e mãoes evitando assim um esforço grande das articulações do ombro, cotovelo e pulsos, uso de monitores a uma altura que permita ao operador permanecer com a coluna cervical ereta. As pessoas devem realizar pequenos intevalos em suas atividades para fazer, ao lado de sua mesa, uma breve sessão de alongamento para os braços, coluna e pernas.